sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Teoria da Mente (TOM) O teste Sally Ann

Simon Baron-Cohen foi o primeiro a usar o termo “cegueira mental” para explicar alguns dos problemas vivenciados por pessoas com distúrbios do espectro do autismo. Há também um teste muito simples que é, às vezes, usado como parte da avaliação de crianças mais jovens – o teste Sally Ann (Wimmer e Perner, 1983). Trata-se de uma forma direta de explicar a Teoria da Mente.
Crianças com TOM precária, ou cegueira mental, não entendem que Sally não sabe que a bolinha de gude passou do cesto para a caixa. Costumam responder que Sally olhará na caixa. Parecem confiar em sua experiência ou conhecimentos de onde a bolinha está sem levar em conta os conhecimentos ou experiência do outro. Não ver as coisas do ponto de vista de Sally, apenas do próprio. Cerca de 80% das crianças com quatro anos, em desenvolvimento, percebem que Sally acha que a bolinha está onde ela a deixou – no cesto. Apenas cerca de 20% de crianças com quatro anos, portadoras de autismo, dirão que Sally olhará no cesto.

Considerar o mundo do ponto de vista do outro parece ser muito difícil para a maioria dos indivíduos com transtorno do espetro autista. Se tentarmos imaginar a incapacidade de compreender como alguém se sente ou pensa ou de levar em conta seu ponto de vista, percebemos como o mundo deve parecer confuso e assustador e como as interações sociais devem ser difíceis. Portanto, não é nenhuma surpresa que jovens com autismo pareçam muito egoístas e tenham um comportamento distinto de outras crianças. Não é exatamente o mesmo que egoísmo. É o problema de compreender outras pessoas. Diz-se que crianças com transtorno do espectro autista tratam pessoas como objetos.

Como a cegueira mental se mostra no comportamento de nossas crianças com autismo?
Se uma criança mais jovem, que apresenta distúrbios do espectro do autismo, não tem compreensão dos pensamentos ou motivações de outrem, ela tem menor probabilidade de apresentar comportamentos que se comunicam com a mente do outro ou de levar em conta os pensamentos e sentimentos alheios.


Ela pode ter dificuldade em:

-Apontar coisas para outros.
-Estabelecer contato visual.
-Seguir os olhos de outro indivíduo quando esse está falando sobre aquilo que estão olhando.
-Usar gestos para comunicar-se.
-Entender as emoções no rosto alheio.
-Usar variação normal de expressões emocionais no próprio rosto.
-Mostrar interesse em outras crianças.
-Saber como envolver-se com outras crianças.
-Manter-se calma quando se sente frustrada.
-Entender que alguém pode ajudá-la.
-Entender como os outros se sentem em algumas situações (por exemplo, irritado ou amedrontado).

Trecho  e imagem extraída do livro Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger.

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