quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Autismo e Mordidas




 Link do arquivo para Dowload em pdf:
http://pt.slideshare.net/SAAsperger/guia-interveno-morder




Aqui nós fornecemos informações gerais sobre o comportamento de morder em indivíduos com um transtorno do espectro do autismo (TEA), bem como fazer algumas sugestões sobre possíveis respostas a este tipo de comportamento.
As possíveis razões para morder

·         Dificuldades de comunicação: para os indivíduos que podem não ser capazes de comunicar os seus desejos, necessidades e estados emocionais de forma eficaz, morder pode ser uma forma extremamente eficaz de deixar que os outros sabem que algo não está certo, e é, portanto, uma forma muito útil e poderosa de comunicação.
·         Comportamento aprendido: todos nós aprendemos com as experiências que tivemos e nós usamos essas informações para determinar como se comportar no futuro. Se acharmos que se comportar de uma maneira particular traz um bom resultado para nós (seja pela redução ou parar uma experiência indesejável ou aumentando a uma desejável), então estamos mais propensos a se comportar dessa forma novamente no futuro. Alguns indivíduos podem também apreciar a reação física ou emocional dos outros em resposta a morder. O indivíduo pode desfrutar do som de uma voz levantada ou o senso de controle criado por comportando de uma maneira que traz uma previsível reação dos outros (Clements e Zarkowska, 2000).
·         Frustração ou angústia: às vezes mordendo pode ser uma expressão de pura frustração ou angústia em resposta a uma gama de diferentes estressores e situações desafiadoras. É importante lembrar que a vida pode ser excepcionalmente esmagadora, por vezes para os indivíduos com um TEA  e que, às vezes, a pessoa pode se envolver em um comportamento (como morder), que é uma resposta a isso.
·          Problemas sensoriais: muitas pessoas, com uma experiência TEA tem dificuldades, por isso pode ser útil considerar as possíveis funções sensoriais de determinados comportamentos. Mastigar e morder são atividades proprioceptivas. Ou seja, eles fornecem informações sensoriais para o sistema proprioceptivo, que define que as diferentes partes do corpo estão fazendo em momentos diferentes. Cortante pode também proporcionar a estimulação oral e pode proporcionar a estimulação agradável ou mesmo necessário para este sistema sensorial. 
·         Dor de dente ou na mandíbula (como acontece com as crianças de dentição): em alguns casos, morder pode ser uma resposta à dor física, em particular dente ou mandíbula com dor.
·         Estágios de desenvolvimento: a abocanhar de objetos é uma parte normal do desenvolvimento. Os bebés colocam vários objetos nas suas bocas para explorar o tamanho, forma, e textura dos objetos. Isso normalmente se torna um problema se a criança continua a boca objetos com frequência após a idade de 18 meses ou mais. No entanto, uma criança que perdeu a fase inicial abocanhar devido à sensibilidade na área da boca ou problemas médicos podem ter que passar por essa fase posterior.

ENCONTRANDO A RESPOSTA


·         Descartar causas médicas e odontológicas
Certifique-se que um indivíduo (especialmente alguém que tem comunicação limitada) não está mordendo como uma resposta à dor física, como dor de dente ou dor de mandíbula. Pode ser uma boa idéia para organizar um check-up com o dentista ou médico para descartar quaisquer possíveis causas físicas para o comportamento.
·         Análise funcional
Chegar ao fundo do porquê de as mordidas individuais é crucial para determinar a melhor maneira de responder ao comportamento (ou seja, se a mordida é uma expressão de frustração, o foco da intervenção será em ensinar a pessoa alternativa e formas mais adequadas de lidar com a frustração). Uma boa maneira de determinar por que uma pessoa possa estar envolvida em um comportamento particular é a de manter um registro de incidentes comportamentais. Você poderia usar um gráfico para manter uma nota do que acontece antes, durante e após os incidentes que mordem, ou usar um questionário de análise funcional . Isso pode ajudar a identificar padrões que fornecem pistas sobre por que o comportamento pode estar ocorrendo. Algumas pessoas (principalmente adolescentes e adultos com autismo de alto funcionamento ou síndrome de Asperger) podem ser capazes de comunicar as suas razões para morder, verbalmente ou através da utilização de estratégias visuais .
·         Melhorar a comunicação
ajudar o indivíduo a desenvolver alternativas formas mais adequadas de comunicar seus desejos, necessidades, desconforto e emocionais estados físicos. estratégias visuais podem ser muito eficazes para as pessoas com um TEA, como eles podem ser usados ​​em uma ampla gama de situações e são particularmente úteis para indicar a dor física ou comunicar estados emocionais.  histórias social também pode ser útil para descrever por que não é apropriado para morder e por delinear o que o indivíduo é capaz de fazer, em vez de morder. 

·         Modificações ambientais
Tente planejar para situações que o indivíduo encontra um desafio e fazer os ajustes necessários para o  ambiente (como minimizar desagradáveis ​​estímulos sensoriais , reduzindo o número de pessoas, aumentando a estrutura através do uso de calendários ou agendas, e manter rotinas familiares sempre que possível) .

·         Aumentar as oportunidades sensoriais
Se o indivíduo está mordendo a ganhar estímulos sensoriais, então é importante proporcionar formas alternativas e mais adequado de satisfazer essa necessidade. A seguir estão algumas idéias sobre formas alternativas de acesso esta entrada sensorial.
o    Tubos de borracha são peças cilíndricas de tubos de borracha (que são seguros, não-tóxico, lavável e isento de látex), que pode ser sugado ou mastigado e proporcionar boa resistência para as pessoas que precisam do input sensorial fornecida por mordida. Estudos têm demonstrado que chewies parecem fornecer um calmante, com foco e organização de função e atuar como uma libertação para o stress (Scheerer, 1991). Tubos de borracha pode ser encomendado a partir de www.kapitex.com 
o     Outra opção pode ser a de montar uma sacola de itens que oferecem uma gama de experiências sensoriais, como a massa crua ou frutas secas, que o indivíduo pode ser redirecionado.
·         Treino para gerenciar a raiva e relaxamento Algumas pessoas com TEA pode ter dificuldades na gestão de emoções tais como:  estresse, ansiedade e frustração, o que pode levar a explosões comportamentais como morder, Portanto, pode ser de ajuda para os indivíduos a aprender a identificar os sinais físicos ou sensações corporais que indicam que eles estão ficando agitado e depois de desenvolver um repertório de atividades alternativas, mais adequadas para ajudá-los a se acalmar. Exemplos destes podem incluir tomar algumas seções de respirações profundas, contar até dez, indo para uma caminhada, ouvir música, caminhar longe da cena, ou pedir ajuda. Relaxamento abordagens como a respiração profunda, pensamentos positivos, o redirecionamento para agradáveis, atividades calmantes (como tomar um banho, ouvir música relaxante, aromaterapia, jogos de computador, balanço, pular em uma cama elástica), também pode ajudar.

·         Supervisionar e redirecionar
Tente antecipar problemas e evitar que eles se possível. Pode ser necessário para proporcionar controle adicional inicialmente (particularmente durante situações que são conhecidos por ser difícil para o indivíduo) e estar prontos a intervir rapidamente se for necessário. Redirecionar o indivíduo para outra atividade ou área onde há menos oportunidades para morder e dar incentivo para a primeira ocorrência de um comportamento adequado (por exemplo, Jane, agradável olhar para o seu livro).
·         Reforçar o comportamento adequado
É importante prestar atenção a casos de comportamento que queremos incentivar para ajudar o indivíduo a aprender que outras formas mais adequadas de se comportar levam a resultados positivos. As recompensas podem assumir a forma de elogio verbal e atenção, atividades preferidas, brinquedos, fichas ou pequenas quantidades de alimentos ou bebidas favoritas. Claramente citar o comportamento que você está recompensando por exemplo “Satti, isso é bom, partilhar com a sua irmã!” e garantir que as recompensas são fornecidas imediatamente após o comportamento que você deseja incentivar. 
·         Responder rapidamente e de forma consistente a casos de comportamento
o    Mantenha respostas a comportamento de morder a um mínimo, limitando comentários verbais, expressões faciais e outras demonstrações de emoção, pois estes podem inadvertidamente reforçar o comportamento.
o    Tente falar com calma e de forma clara e manter expressões faciais neutras. Dependente razão para morder (a ser explorado através de análise funcional ), responder à causa subjacente do comportamento. Alguns exemplos são apresentados a seguir:
§  Dificuldades de comunicação: incentivar indivíduo a usar formas alternativas de comunicação (por exemplo, sinais ou símbolos visuais), por exemplo, "Elizabeth, você precisa usar seus sinais / ponto para o que você quer". Use uma variedade de símbolos que o indivíduo pode levar em torno de comunicar as necessidades básicas, tais como "sim", "não", "pare", "ir embora - Eu preciso de espaço", "dor". Para mais informações sobre o uso de símbolos de imagem visite o site da Picture Exchange Communication System (PECS) em www.pecs.org.uk
§  Frustração ou angústia: lembrar individual de estratégias de gestão / relaxamento raiva, por exemplo, "Sarah, você precisa se acalmar.  Faça três respirações profundas. "
§  Problemas sensoriais: individual re-direcionar a atividade sensorial alternativa tais como tubo em borracha, ou um sacolinha com itens comestíveis.
o    Redirecionar o indivíduo para outra atividade e louvar a primeira ocorrência de um comportamento adequado por exemplo, "Jackie, isso é bom ouvir a sua música."
o    Manter espaço físico e supervisionar de perto o indivíduo após um incidente de morder. Esteja pronto para redirecionar o indivíduo, se necessário.

Quando e como obter ajuda adicional

Se o comportamento de morder está apresentando riscos significativos para a pessoa ou pessoas ao seu redor ou é resistente à intervenção, pode ser importante para obter ajuda especializada para lidar com o comportamento. Marque uma consulta com seu médico para discutir a questão e solicitar o encaminhamento a um especialista em comportamento, se necessário. 

Referências e leitura recomendada

Adams, J. (1995). Autismo PDD: ideias criativas durante os anos escolares . Ontario: Adams Publications.
Attwood, T. (1998). síndrome de Asperger: um guia para pais e profissionais . Londres: Jessica Kingsley Publishers.
Clements, J. (2005). As pessoas com autismo se comportando mal: ajudar as pessoas com TEA passar de desafios comportamentais e emocionais . Londres: Jessica Kingsley Publishers
Clements, J. e Zarkowska, E. (2000). preocupações comportamentais e perturbações do espectro autista: explicações e estratégias de mudança . Londres: Jessica Kingsley Publishers.
Dunn Buron, K. e Curtis, M. (2003). A escala de 5 pontos incrível. Autism Asperger Publishing Company
Fouse, B. e Wheeler, M. (1997). A arca do tesouro de estratégias comportamentais para os indivíduos com autismo .Arlington: Future Horizons Inc.
Gray, C. (2002). Meu livro histórias sociais . Londres: Jessica Kingsley Publishers.
. Hannah, L. (2001 Ensinar crianças com transtornos do espectro autista para aprender Grã-Bretanha:. Crowes completa de impressão.
. Hattersley, C. (2013) Autismo: comportamento compreensão .London: The National Autistic Society. 

Howlin, P. (1998). As crianças com autismo e síndrome de Asperger: um guia para profissionais e cuidadores . Chichester: John Wiley & Sons Ltd.
Laurie, C. (2014). estratégias sensoriais . London: The National Autistic Society.  
Conselho do Condado de Leicestershire e Fosse Health Trust (1998) Autismo: como ajudar o seu filho . London: The National Autistic Society.
Maio, F. (2005). comportamento Entendimento . London: The National Autistic Society.
Scheerer, RC (1992). Perspectivas sobre uma atividade motora oral.: O uso de tubos de borracha como uma borracha no American Journal of Occupational Therapy , 46 (4), 344-352.
Schopler, E. (ed.) (1995). manual de sobrevivência Parent . New York: Plenum Press.
Whitaker, P. (2001). Comportamento desafiador e Autismo: Fazendo tomada de sentido de progresso. London: The National Autistic Society.
Wilkes, K. (2005). O mundo sensorial do autismo: uma melhor compreensão . London: The National Autistic Society
Wilkes, K. (2006). Ir ao dentista: um guia para pais e cuidadores de crianças com TEA . London: The National Autistic Society.
Asa, L. (1996). O espectro autista: um guia para pais e profissionais . London: Constable.

Referência e créditos: autism.org.uk

Tradução e adaptação: saaiconscientizacaoautismo.blogspot.com.br/

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