Aqui nós fornecemos informações gerais
sobre o comportamento de morder em indivíduos com um transtorno do espectro do
autismo (TEA), bem como fazer algumas sugestões sobre possíveis respostas a
este tipo de comportamento.
As possíveis razões para morder
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Dificuldades
de comunicação: para os indivíduos que podem não ser capazes de comunicar os
seus desejos, necessidades e estados emocionais de forma eficaz, morder pode
ser uma forma extremamente eficaz de deixar que os outros sabem que algo não
está certo, e é, portanto, uma forma muito útil e poderosa de comunicação.
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Comportamento
aprendido: todos nós aprendemos com as experiências que tivemos e nós usamos
essas informações para determinar como se comportar no futuro. Se acharmos
que se comportar de uma maneira particular traz um bom resultado para nós (seja
pela redução ou parar uma experiência indesejável ou aumentando a uma
desejável), então estamos mais propensos a se comportar dessa forma novamente
no futuro. Alguns indivíduos podem também apreciar a reação física ou
emocional dos outros em resposta a morder. O indivíduo pode desfrutar do
som de uma voz levantada ou o senso de controle criado por comportando de uma
maneira que traz uma previsível reação dos outros (Clements e Zarkowska, 2000).
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Frustração
ou angústia: às vezes mordendo pode ser uma expressão de pura frustração ou
angústia em resposta a uma gama de diferentes estressores e situações
desafiadoras. É importante lembrar que a vida pode ser excepcionalmente
esmagadora, por vezes para os indivíduos com um TEA e que, às vezes, a pessoa pode se envolver em
um comportamento (como morder), que é uma resposta a isso.
·
Problemas sensoriais: muitas pessoas, com uma
experiência TEA tem dificuldades, por isso pode ser útil considerar as
possíveis funções sensoriais de determinados comportamentos. Mastigar e
morder são atividades proprioceptivas. Ou seja, eles fornecem informações
sensoriais para o sistema proprioceptivo, que define que as diferentes partes
do corpo estão fazendo em momentos diferentes. Cortante pode também
proporcionar a estimulação oral e pode proporcionar a estimulação agradável ou
mesmo necessário para este sistema sensorial.
·
Dor
de dente ou na mandíbula (como acontece com as crianças de dentição): em alguns
casos, morder pode ser uma resposta à dor física, em particular dente ou
mandíbula com dor.
·
Estágios
de desenvolvimento: a abocanhar de objetos é uma parte normal do
desenvolvimento. Os bebés colocam vários objetos nas suas bocas para
explorar o tamanho, forma, e textura dos objetos. Isso normalmente se
torna um problema se a criança continua a boca objetos com frequência após a idade
de 18 meses ou mais. No entanto, uma criança que perdeu a fase inicial
abocanhar devido à sensibilidade na área da boca ou problemas médicos podem ter
que passar por essa fase posterior.
ENCONTRANDO A RESPOSTA
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Descartar causas médicas e odontológicas
Certifique-se que um indivíduo (especialmente alguém que tem comunicação limitada) não está mordendo como uma resposta à dor física, como dor de dente ou dor de mandíbula. Pode ser uma boa idéia para organizar um check-up com o dentista ou médico para descartar quaisquer possíveis causas físicas para o comportamento.
Certifique-se que um indivíduo (especialmente alguém que tem comunicação limitada) não está mordendo como uma resposta à dor física, como dor de dente ou dor de mandíbula. Pode ser uma boa idéia para organizar um check-up com o dentista ou médico para descartar quaisquer possíveis causas físicas para o comportamento.
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Análise funcional
Chegar ao fundo do porquê de as mordidas individuais é crucial para determinar a melhor maneira de responder ao comportamento (ou seja, se a mordida é uma expressão de frustração, o foco da intervenção será em ensinar a pessoa alternativa e formas mais adequadas de lidar com a frustração). Uma boa maneira de determinar por que uma pessoa possa estar envolvida em um comportamento particular é a de manter um registro de incidentes comportamentais. Você poderia usar um gráfico para manter uma nota do que acontece antes, durante e após os incidentes que mordem, ou usar um questionário de análise funcional . Isso pode ajudar a identificar padrões que fornecem pistas sobre por que o comportamento pode estar ocorrendo. Algumas pessoas (principalmente adolescentes e adultos com autismo de alto funcionamento ou síndrome de Asperger) podem ser capazes de comunicar as suas razões para morder, verbalmente ou através da utilização de estratégias visuais .
Chegar ao fundo do porquê de as mordidas individuais é crucial para determinar a melhor maneira de responder ao comportamento (ou seja, se a mordida é uma expressão de frustração, o foco da intervenção será em ensinar a pessoa alternativa e formas mais adequadas de lidar com a frustração). Uma boa maneira de determinar por que uma pessoa possa estar envolvida em um comportamento particular é a de manter um registro de incidentes comportamentais. Você poderia usar um gráfico para manter uma nota do que acontece antes, durante e após os incidentes que mordem, ou usar um questionário de análise funcional . Isso pode ajudar a identificar padrões que fornecem pistas sobre por que o comportamento pode estar ocorrendo. Algumas pessoas (principalmente adolescentes e adultos com autismo de alto funcionamento ou síndrome de Asperger) podem ser capazes de comunicar as suas razões para morder, verbalmente ou através da utilização de estratégias visuais .
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Melhorar a comunicação
ajudar o indivíduo a desenvolver alternativas formas mais adequadas de comunicar seus desejos, necessidades, desconforto e emocionais estados físicos. estratégias visuais podem ser muito eficazes para as pessoas com um TEA, como eles podem ser usados em uma ampla gama de situações e são particularmente úteis para indicar a dor física ou comunicar estados emocionais. histórias social também pode ser útil para descrever por que não é apropriado para morder e por delinear o que o indivíduo é capaz de fazer, em vez de morder.
ajudar o indivíduo a desenvolver alternativas formas mais adequadas de comunicar seus desejos, necessidades, desconforto e emocionais estados físicos. estratégias visuais podem ser muito eficazes para as pessoas com um TEA, como eles podem ser usados em uma ampla gama de situações e são particularmente úteis para indicar a dor física ou comunicar estados emocionais. histórias social também pode ser útil para descrever por que não é apropriado para morder e por delinear o que o indivíduo é capaz de fazer, em vez de morder.
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Modificações ambientais
Tente planejar para situações que o indivíduo encontra um desafio e fazer os ajustes necessários para o ambiente (como minimizar desagradáveis estímulos sensoriais , reduzindo o número de pessoas, aumentando a estrutura através do uso de calendários ou agendas, e manter rotinas familiares sempre que possível) .
Tente planejar para situações que o indivíduo encontra um desafio e fazer os ajustes necessários para o ambiente (como minimizar desagradáveis estímulos sensoriais , reduzindo o número de pessoas, aumentando a estrutura através do uso de calendários ou agendas, e manter rotinas familiares sempre que possível) .
·
Aumentar as oportunidades sensoriais
Se o indivíduo está mordendo a ganhar estímulos sensoriais, então é importante proporcionar formas alternativas e mais adequado de satisfazer essa necessidade. A seguir estão algumas idéias sobre formas alternativas de acesso esta entrada sensorial.
Se o indivíduo está mordendo a ganhar estímulos sensoriais, então é importante proporcionar formas alternativas e mais adequado de satisfazer essa necessidade. A seguir estão algumas idéias sobre formas alternativas de acesso esta entrada sensorial.
o
Tubos
de borracha são peças cilíndricas de tubos de borracha (que são seguros,
não-tóxico, lavável e isento de látex), que pode ser sugado ou mastigado e
proporcionar boa resistência para as pessoas que precisam do input sensorial
fornecida por mordida. Estudos têm demonstrado que chewies parecem
fornecer um calmante, com foco e organização de função e atuar como uma
libertação para o stress (Scheerer, 1991). Tubos de borracha pode ser
encomendado a partir de www.kapitex.com
o
Outra opção pode ser a de montar uma sacola de
itens que oferecem uma gama de experiências sensoriais, como a massa crua ou
frutas secas, que o indivíduo pode ser redirecionado.
·
Treino para gerenciar a raiva e relaxamento Algumas pessoas com
TEA pode ter dificuldades na gestão de emoções tais como: estresse, ansiedade e frustração, o que pode
levar a explosões comportamentais como morder, Portanto, pode ser de ajuda para
os indivíduos a aprender a identificar os sinais físicos ou sensações corporais
que indicam que eles estão ficando agitado e depois de desenvolver um
repertório de atividades alternativas, mais adequadas para ajudá-los a se
acalmar. Exemplos destes podem incluir tomar algumas seções de respirações
profundas, contar até dez, indo para uma caminhada, ouvir música, caminhar
longe da cena, ou pedir ajuda. Relaxamento abordagens como a respiração
profunda, pensamentos positivos, o redirecionamento para agradáveis, atividades
calmantes (como tomar um banho, ouvir música relaxante, aromaterapia, jogos de computador,
balanço, pular em uma cama elástica), também pode ajudar.
·
Supervisionar e redirecionar
Tente antecipar problemas e evitar que eles se possível. Pode ser necessário para proporcionar controle adicional inicialmente (particularmente durante situações que são conhecidos por ser difícil para o indivíduo) e estar prontos a intervir rapidamente se for necessário. Redirecionar o indivíduo para outra atividade ou área onde há menos oportunidades para morder e dar incentivo para a primeira ocorrência de um comportamento adequado (por exemplo, Jane, agradável olhar para o seu livro).
Tente antecipar problemas e evitar que eles se possível. Pode ser necessário para proporcionar controle adicional inicialmente (particularmente durante situações que são conhecidos por ser difícil para o indivíduo) e estar prontos a intervir rapidamente se for necessário. Redirecionar o indivíduo para outra atividade ou área onde há menos oportunidades para morder e dar incentivo para a primeira ocorrência de um comportamento adequado (por exemplo, Jane, agradável olhar para o seu livro).
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Reforçar o comportamento adequado
É importante prestar atenção a casos de comportamento que queremos incentivar para ajudar o indivíduo a aprender que outras formas mais adequadas de se comportar levam a resultados positivos. As recompensas podem assumir a forma de elogio verbal e atenção, atividades preferidas, brinquedos, fichas ou pequenas quantidades de alimentos ou bebidas favoritas. Claramente citar o comportamento que você está recompensando por exemplo “Satti, isso é bom, partilhar com a sua irmã!” e garantir que as recompensas são fornecidas imediatamente após o comportamento que você deseja incentivar.
É importante prestar atenção a casos de comportamento que queremos incentivar para ajudar o indivíduo a aprender que outras formas mais adequadas de se comportar levam a resultados positivos. As recompensas podem assumir a forma de elogio verbal e atenção, atividades preferidas, brinquedos, fichas ou pequenas quantidades de alimentos ou bebidas favoritas. Claramente citar o comportamento que você está recompensando por exemplo “Satti, isso é bom, partilhar com a sua irmã!” e garantir que as recompensas são fornecidas imediatamente após o comportamento que você deseja incentivar.
·
Responder rapidamente e de forma consistente a
casos de comportamento
o
Mantenha
respostas a comportamento de morder a um mínimo, limitando comentários verbais,
expressões faciais e outras demonstrações de emoção, pois estes podem
inadvertidamente reforçar o comportamento.
o
Tente
falar com calma e de forma clara e manter expressões faciais neutras. Dependente
razão para morder (a ser explorado através de análise funcional ), responder à causa subjacente do comportamento. Alguns
exemplos são apresentados a seguir:
§ Dificuldades de
comunicação: incentivar indivíduo a usar formas alternativas de comunicação
(por exemplo, sinais ou símbolos visuais), por exemplo, "Elizabeth, você
precisa usar seus sinais / ponto para o que você quer". Use uma variedade
de símbolos que o indivíduo pode levar em torno de comunicar as necessidades
básicas, tais como "sim", "não", "pare", "ir
embora - Eu preciso de espaço", "dor". Para mais
informações sobre o uso de símbolos de imagem visite o site da Picture Exchange
Communication System (PECS) em www.pecs.org.uk
§ Frustração ou
angústia: lembrar individual de estratégias de gestão / relaxamento raiva, por
exemplo, "Sarah, você precisa se acalmar. Faça três respirações
profundas. "
§ Problemas
sensoriais: individual re-direcionar a atividade sensorial alternativa tais
como tubo em borracha, ou um sacolinha com itens comestíveis.
o
Redirecionar
o indivíduo para outra atividade e louvar a primeira ocorrência de um
comportamento adequado por exemplo, "Jackie, isso é bom ouvir a sua
música."
o
Manter
espaço físico e supervisionar de perto o indivíduo após um incidente de morder. Esteja
pronto para redirecionar o indivíduo, se necessário.
Quando e como obter ajuda adicional
Se o comportamento de morder está apresentando riscos significativos para a
pessoa ou pessoas ao seu redor ou é resistente à intervenção, pode ser
importante para obter ajuda especializada para lidar com o comportamento. Marque uma consulta com seu médico
para discutir a questão e solicitar o encaminhamento a um especialista em
comportamento, se necessário.
Referências e leitura recomendada
Adams, J. (1995). Autismo PDD: ideias criativas durante os
anos escolares . Ontario: Adams Publications.
Attwood, T. (1998). síndrome de Asperger: um guia para pais
e profissionais . Londres: Jessica Kingsley Publishers.
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mal: ajudar as pessoas com TEA passar de desafios comportamentais e emocionais . Londres:
Jessica Kingsley Publishers
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comportamentais e perturbações do espectro autista: explicações e estratégias
de mudança . Londres: Jessica Kingsley Publishers.
Dunn Buron, K. e Curtis, M. (2003). A
escala de 5 pontos incrível. Autism
Asperger Publishing Company
Fouse, B. e Wheeler, M. (1997). A arca do tesouro de estratégias
comportamentais para os indivíduos com autismo .Arlington: Future Horizons Inc.
Gray, C. (2002). Meu livro histórias sociais . Londres:
Jessica Kingsley Publishers.
. Hannah, L. (2001 Ensinar crianças com transtornos do espectro
autista para aprender Grã-Bretanha:.
Crowes completa de impressão.
. Hattersley, C. (2013) Autismo: comportamento compreensão .London: The National Autistic
Society.
Howlin,
P. (1998). As crianças com autismo e síndrome de
Asperger: um guia para profissionais e cuidadores . Chichester:
John Wiley & Sons Ltd.
Laurie, C. (2014). estratégias sensoriais . London:
The National Autistic Society.
Conselho
do Condado de Leicestershire e Fosse Health Trust (1998) Autismo:
como ajudar o seu filho . London: The National Autistic Society.
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The National Autistic Society.
Scheerer, RC (1992). Perspectivas
sobre uma atividade motora oral.: O uso de tubos de borracha como uma borracha no
American Journal of Occupational Therapy , 46 (4), 344-352.
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Whitaker, P. (2001). Comportamento
desafiador e Autismo: Fazendo tomada de sentido de progresso. London: The National Autistic Society.
Wilkes, K. (2005). O mundo sensorial do autismo: uma melhor
compreensão . London: The National Autistic Society
Wilkes, K. (2006). Ir ao dentista: um guia para pais e
cuidadores de crianças com TEA . London: The National Autistic Society.
Asa, L. (1996). O espectro autista: um guia para pais e
profissionais . London: Constable.
Referência e créditos: autism.org.uk
Tradução e adaptação: saaiconscientizacaoautismo.blogspot.com.br/
e
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