quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sistema Sensorial


Via Coração Azul

De todos os aspectos desconcertantes do autismo, talvez nenhuma seja mais desconcertante para o leigo que a integração sensorial. Integração Sensorial é a habilidade de processar e organizar Sensações que recebemos internamente e externamente. O estimulo sensorial viaja para o cérebro através da nossa rede neural, onde é interpretada e utilizada para formular uma resposta. O processamento sensorial acontece sem consciência, que opera em segundo plano e a maioria das pessoas nunca param para refletir sobre como os seus sentidos funcionam ou o papel que eles desempenham na vida cotidiana.

Há como 21 sistemas sensoriais trabalhando em nossos corpos. A maioria de nós reconhecemos os cinco tradicionais: visão, audição, olfato, paladar e tato. Cinco outros sentidos são comumente atribuídos aos seres humanos: o nosso senso de equilíbrio ou de sentido vestibular, detecção da orientação e movimento de um membro do corpo no espaço,dor, sentido temporal , e diferenças de temperatura.

Através de uma complexa série de conexões entre os órgãos dos sentidos e o cérebro, a criança com autismo ou aspergers tem experiencias diferentes das crianças e adultos com desenvolvimento normal. Cada minuto da vida quotidiana de uma criança com autismo pode ser uma batalha contra os invasores que superam as sensações que o hiperativa seus sistema sensorial. Ou, inversamente, seus sentidos podem ser hipoativa, exigindo grande esforço para alertar os seus corpos para que a aprendizagem e a interação social pode ocorrer. No topo das camadas pode existir uma incapacidade de filtrar e processar mais de uma modalidade de cada vez.

Passo por um momento no interior do corpo de uma criança com dificuldades de integração sensorial nesse trecho do livro de Ellen `s,, "Dez coisas que toda criança autismo gostaria que você soubesse."

2) A minha percepção sensorial é desordenada. Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controle. O meu olfato pode ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar com uma fralda suja. O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro… Tudo isso afeta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.

fonte:http://maria-marianeres.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário