Atividades com recipientes para fazer com crianças
autistas
Recipientes podem ser incorporados em sessões de terapia profissional para crianças com autismo, mas os pais também podem aprender a usá-los em exercícios em casa. Mostrar às crianças autistas diferentes sensações e sons podem ajudar no desenvolvimento sensorial. Incorpore o toque na terapia ou na sala de aula para apresentar à criança uma nova rotina ou conceito.
Esconde-esconde
Coloque no fundo de um recipiente brinquedos que se relacionam com a atividade que você está tentando ensinar à criança. Por exemplo, use copos, pratos, utensílios e guardanapos. Coloque embalagens com espuma na parte superior de modo que a criança tenha que sentir os objetos na parte inferior para removê-los. Quando a criança pegar os itens, faça-a usá-los assim como o faria na vida diária. Você pode também ter um outro conjunto de itens com demonstrações úteis para a criança.
Recipienes coloridos
Dê cores aos recipientes e rotule-os. Você pode colocar a cor e a ortografia da cor no recipiente. Coloque guardanapos coloridos na frente da criança e os recipientes nos guardanapos da cor correspondente. Lembre-se de repetir os nomes das cores ao combiná-los para que a criança associe a cor com a palavra. Agora, remova os recipientes dos guardanapos e coloque-os onde a criança possa alcançá-los. Faça-a combinar os recipientes com o guardanapo correto. Você pode colocar uma ou duas cores ao mesmo tempo. Quando a criança memorizar as cores, você pode deixá-la colorir com elas. Continue perguntando a ela qual é a cor ao colorir ou a peça para usar cores específicas em uma folha.
Combinação
Muitas crianças com autismo respondem melhor a estímulos visuais. Etiquete recipientes com fotos de itens como carros de brinquedo, telefone ou escova de dentes. Tente usar itens de uso diário para que a criança possa reconhecê-los. Disponha os recipientes de tal forma que a criança veja as imagens. Coloque os itens que se encaixam em cada recipiente na frente da criança em ordem aleatória. Incentive-a a colocá-los no recipiente correto. Não sobrecarregue a criança. É melhor colocar um item de cada vez antes de passar para o próximo.
Aprender com o toque
Encha recipientes plásticos com água, massa de moldar ou qualquer item novo que você deseja apresentar à criança. Algumas crianças respondem bem não só com ouvir uma palavra, mas também através do toque. Se você quiser ensinar a seu filho uma nova rotina, mostre a ele as sensações envolvidas com a rotina. Por exemplo, se você gostaria de mostrar-lhe um novo alimento, coloque-o em um recipiente e deixe ele tocar. Apresentar diferentes texturas lentamente permite que a criança se acostume com o novo alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário