terça-feira, 14 de maio de 2013

Quais são as desvantagens de um sistema de comunicação por troca de figura

http://www.ehow.com.br/quais-desvantagens-sistema-comunicacao-troca-figuras-info_46591/

Quais são as desvantagens de um sistema de 

comunicação por troca de figuras?


Escrito por Diana Wicks Traduzido por Jesse Mourao via www.ehow.com.br 

Quais são as desvantagens de um sistema de comunicação por troca de figuras?
O sistema de comunicação por troca de figuras (PECS) é vital no ensino de habilidades de comunicação e interação a crianças com autismo. Crianças autistas têm dificuldade em organizar as palavras dentro de uma frase devido às desordens neurais do desenvolvimento. O PECS pode ajudar a resolver o problema de construção de frases e permitir que as crianças autistas sejam independentes na vida quotidiana. No entanto, este sistema de comunicação tem várias limitações.

Custo

Pais e educadores que desejem usar o PECS efetivamente precisam de treinamento com uso de cartões e fichários. O treinamento tem seis fases e é demorado. Nas fases iniciais, por exemplo, os pais aprendem a ensinar as crianças autistas como solicitar itens espontaneamente usando cartões de imagens prontas. O treinamento também os ajuda a comentar sobre suas ideias e responder perguntas em classe. Estratégias de ensino utilizadas no PECS como "estímulo e reforço" são protocolos educacionais criados pelo behaviorista americano, escritor e filósofo social Frederic Skinner.

Atraso na fala

O uso da comunicação não verbal dificulta o desenvolvimento de habilidades normais de comunicação. O sistema PECS, por exemplo, atrasa a fala em crianças autistas, e isso suprime sua capacidade de explorar seu potencial de aprendizagem e melhorar suas notas escolares. Pais e educadores, portanto, devem aplicar esforços extras para ajudar crianças que utilizam o PECS a aprender. Isso pode exigir que os pais e professores gastem mais tempo e dinheiro.

Limitação de comunicação

O PECS pode tornar-se um fator limitador quando indivíduos autistas melhoram sua capacidade de se comunicar porque nem sempre será adequado desenhar cartões para permitir que a criança expresse seus pensamentos. A incapacidade de se comunicar claramente com a criança pode fazer com que professores e terapeutas interpretam mal suas necessidades e ideias, causando confusão e frustração no processo de aprendizagem.

Requisitos de ajuste

É um desafio acompanhar as adaptações necessárias para o PECS ser eficaz. Ao usar esse sistema, deve-se ajustar constantemente o fichário ou quadro de figuras. Será preciso adicionar cartões de imagens complexas à medida que o aluno melhore suas habilidades de comunicação. Por isso, é necessário que a maioria das pessoas que usam o PECS tenham acesso a um computador e uma impressora, o que pode ser caro. Computadores e impressoras permitem que os alunos em diferentes estágios possam usar fotos apropriadas ao seu nível de aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário