Quais são as desvantagens de um sistema de
comunicação por troca de figuras?
|
O sistema de comunicação por troca de figuras (PECS) é vital no ensino de habilidades de comunicação e interação a crianças com autismo. Crianças autistas têm dificuldade em organizar as palavras dentro de uma frase devido às desordens neurais do desenvolvimento. O PECS pode ajudar a resolver o problema de construção de frases e permitir que as crianças autistas sejam independentes na vida quotidiana. No entanto, este sistema de comunicação tem várias limitações.
Custo
Pais e educadores que desejem usar o PECS efetivamente precisam de treinamento com uso de cartões e fichários. O treinamento tem seis fases e é demorado. Nas fases iniciais, por exemplo, os pais aprendem a ensinar as crianças autistas como solicitar itens espontaneamente usando cartões de imagens prontas. O treinamento também os ajuda a comentar sobre suas ideias e responder perguntas em classe. Estratégias de ensino utilizadas no PECS como "estímulo e reforço" são protocolos educacionais criados pelo behaviorista americano, escritor e filósofo social Frederic Skinner.
Atraso na fala
O uso da comunicação não verbal dificulta o desenvolvimento de habilidades normais de comunicação. O sistema PECS, por exemplo, atrasa a fala em crianças autistas, e isso suprime sua capacidade de explorar seu potencial de aprendizagem e melhorar suas notas escolares. Pais e educadores, portanto, devem aplicar esforços extras para ajudar crianças que utilizam o PECS a aprender. Isso pode exigir que os pais e professores gastem mais tempo e dinheiro.
Limitação de comunicação
O PECS pode tornar-se um fator limitador quando indivíduos autistas melhoram sua capacidade de se comunicar porque nem sempre será adequado desenhar cartões para permitir que a criança expresse seus pensamentos. A incapacidade de se comunicar claramente com a criança pode fazer com que professores e terapeutas interpretam mal suas necessidades e ideias, causando confusão e frustração no processo de aprendizagem.
Requisitos de ajuste
É um desafio acompanhar as adaptações necessárias para o PECS ser eficaz. Ao usar esse sistema, deve-se ajustar constantemente o fichário ou quadro de figuras. Será preciso adicionar cartões de imagens complexas à medida que o aluno melhore suas habilidades de comunicação. Por isso, é necessário que a maioria das pessoas que usam o PECS tenham acesso a um computador e uma impressora, o que pode ser caro. Computadores e impressoras permitem que os alunos em diferentes estágios possam usar fotos apropriadas ao seu nível de aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário