terça-feira, 14 de maio de 2013

Atividades com recipientes para fazer com crianças autistas


http://www.ehow.com.br/atividades-recipientes-criancas-autistas-info_14084/

Atividades com recipientes para fazer com crianças 

autistas



Escrito por Meredith Burgio Traduzido por Ricardo Guardati via www.ehow.com.br 

Atividades com recipientes para fazer com crianças autistas
Recipientes podem ser incorporados em sessões de terapia profissional para crianças com autismo, mas os pais também podem aprender a usá-los em exercícios em casa. Mostrar às crianças autistas diferentes sensações e sons podem ajudar no desenvolvimento sensorial. Incorpore o toque na terapia ou na sala de aula para apresentar à criança uma nova rotina ou conceito.

Esconde-esconde

Coloque no fundo de um recipiente brinquedos que se relacionam com a atividade que você está tentando ensinar à criança. Por exemplo, use copos, pratos, utensílios e guardanapos. Coloque embalagens com espuma na parte superior de modo que a criança tenha que sentir os objetos na parte inferior para removê-los. Quando a criança pegar os itens, faça-a usá-los assim como o faria na vida diária. Você pode também ter um outro conjunto de itens com demonstrações úteis para a criança.

Recipienes coloridos

Dê cores aos recipientes e rotule-os. Você pode colocar a cor e a ortografia da cor no recipiente. Coloque guardanapos coloridos na frente da criança e os recipientes nos guardanapos da cor correspondente. Lembre-se de repetir os nomes das cores ao combiná-los para que a criança associe a cor com a palavra. Agora, remova os recipientes dos guardanapos e coloque-os onde a criança possa alcançá-los. Faça-a combinar os recipientes com o guardanapo correto. Você pode colocar uma ou duas cores ao mesmo tempo. Quando a criança memorizar as cores, você pode deixá-la colorir com elas. Continue perguntando a ela qual é a cor ao colorir ou a peça para usar cores específicas em uma folha.

Combinação

Muitas crianças com autismo respondem melhor a estímulos visuais. Etiquete recipientes com fotos de itens como carros de brinquedo, telefone ou escova de dentes. Tente usar itens de uso diário para que a criança possa reconhecê-los. Disponha os recipientes de tal forma que a criança veja as imagens. Coloque os itens que se encaixam em cada recipiente na frente da criança em ordem aleatória. Incentive-a a colocá-los no recipiente correto. Não sobrecarregue a criança. É melhor colocar um item de cada vez antes de passar para o próximo.

Aprender com o toque

Encha recipientes plásticos com água, massa de moldar ou qualquer item novo que você deseja apresentar à criança. Algumas crianças respondem bem não só com ouvir uma palavra, mas também através do toque. Se você quiser ensinar a seu filho uma nova rotina, mostre a ele as sensações envolvidas com a rotina. Por exemplo, se você gostaria de mostrar-lhe um novo alimento, coloque-o em um recipiente e deixe ele tocar. Apresentar diferentes texturas lentamente permite que a criança se acostume com o novo alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário